quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Como escolher, comprar e vestir roupas que realmente nos favoreçam!

   A gente sabe que roupa serve para vestir o corpo mas o que a gente parece não saber ou esquece com facilidade é que a roupa tem que vestir BEM o SEU tipo de corpo. A moda nunca esteve tão acessível, tão na moda e tão presente na vida de todo mundo mas, mais importante que saber e comprar o que está na moda é comprar aquilo que realmente te favorece! E quando falo nisso falo de roupas que irão vestir bem o seu tipo de corpo e não deformá-lo apertando ali e aqui ou mostrando mais do que se deve em algumas peças!

   Um dos principais critérios para ser comprar uma roupa são: o caimento, a modelagem e o corte da peça. Esse três quesitos irão definir a imagem, a aparência do conjunto de roupas em conjunto com o seu corpo. São esses três itens que irão definir se a roupa agregou, somou no seu visual ou se destoou completamente.

   Já falei sobre isso em outros post e sempre falo nas palestras, roupas tem que vestir bem o corpo, abraçar o corpo com uma mãe! Falo isso porque mãe sempre abraça a gente com amor, com cuidado, com carinho e a roupa tem que ser assim. Tem que ser confortável, sem apertar, machucar, incomodar e por ai vai. A roupa tem que servir e ser do tamanho certo, nem apertada ou pequena e nem larga ou grande demais.

Para entender melhor, vamos criar alguns parâmetros e limites para ficar fácil na hora de exercitar. 

Calças: Independente do seu corpo a calça tem que melhorá-lo, realçá-lo, evidenciar as partes boas e minimizar o que não é tão bom. Então de uma forma geral, as calças de cintura média ou alta, com um corte mais reto e não tão justas fazem bem essa função de equilibrar e melhorar o visual do corpo.  
   Se a calça for jeans, dê preferência para os tons e lavagens mais escuras. Causa um efeito emagrecedor, pois diminui o foco na região inferior. 

  

Blusas / Camisas: As blusas e camisas precisam obedecer algumas regrinhas básicas quanto ao comprimento, decote, costuras e largura. Blusas e camisas precisam ser do tamanho certo! Nem grande, larga demais e nem apertada e curta demais. A costura do ombro precisa estar no lugar certo: nem para dentro e nem passando do ombro. A camisa quando estiver fechada não pode ficar com os espaços entre os botões abrindo, mostrando que a camisa está muito apertada. As mangas precisam acabar no começo da mão, nem mais curta e nem mais longa. O comprimento da blusa precisa ser na altura do cós da calça. Isso valoriza a parte superior e inferior do corpo, criando sensação de equilíbrio entre as partes. A largura da blusa não deve ser muito justa, colada e nem larga demais. A blusa precisa revelar a silhueta do corpo mas também sem revelar cada dobrinha ou curvinha da cintura, seios e braços.



Blazer e Casacos: Os casacos precisam estar alinhados a linha do corpo, da cintura e do quadril. Aqui segue algumas regras parecidas com as das camisas, costura do ombro no lugar certo, mangas até o começo da mão e algo muito importante: o blazer precisa fechar! Não adianta comprar um blazer que não caiba fechado em você, por mais que você use só aberto, mas fica visível que está menor do que deveria e isso não é bacana. 
   Os casacos maiores já possuem um shape mais solto e grandão e isso é normal, mas os ombros e mangas precisam ser do tamanho certo! Cuide para não ser muito grandão também pois isso quebra toda a proporção do corpo não deixando visível a silhueta. 




Vestidos: Os vestidos como tudo o que foi falado acima, precisa contornar a silhueta do corpo sem marcar e revelar aquilo que a gente não quer mostrar. Cuidar com os tecidos como malhas ou outros que têm elastano ou são muito finos, pois esses são os que mais marcam e ficam transparentes. 
   O importante é encontrar um vestido que cubra bem a parte dos seios, que não seja muito curto e nem muito justo, justamente para não ficar desconfortável e não passar uma imagem vulgar. Procure opções que valorizem o colo, cintura, pernas, enfim, suas proporções. Um modelo de vestido que valoriza praticamente todos os tipos de corpo é o Cache-Coeur.



Saias: Saia é um tipo de roupa que a gente encontra de tudo quanto é jeito e forma. Tem rodada, plissada, lápis, reta e por ai vai. Tem muito o que dizer aqui mas para ser mais objetiva, o principal na hora de comprar uma saia é levar em conta o comprimento e largura! Por mais que suas pernas sejam lindas e maravilhosas, uma saia muito curta desequilibra as proporções e pode criar um visual vulgar, então o cumprimento precisa ser entre o meio da cocha e o joelho. O comprimento ideal e padrão para a gente se sentir bem, confortável e descente na hora de sentar é uns 5 dedos acima do joelho, esse é o ideal. 
   Quanto a largura é bacana a saia contornar a silhueta do quadril mas sem ser justa demais. Isso porque quando usamos um roupa excessivamente justa, damos um foco muito grande para aquela parte do corpo e isso gera um desequilíbrio bem grande nas proporções e consequentemente na imagem final. 


Saias longas precisam valorizar o comprimento do corpo, de preferência com corte reto ou mais solto com cintura mais alta e marcada. 

 
Saias acima do joelho sem serem muito curtas criando um visual descontraído e valorizando as proporções.

Saias na altura do joelho transmitem uma elegância e sofisticação maior e são apropriadas para ambientes mais profissionais e mulheres mais altas.

Lembre-se: a regra principal é sentir conforto ao vestir a peça, sentir que cada parte está no lugar certo do corpo e depois de vestida precisa enxergar a sua silhueta como forma e suas devidas proporções. 

Passe adiante!

Lilia Damiani


Nenhum comentário:

Postar um comentário