sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Aprendendo a se vestir com o corpo que se tem!

   Decidi escrever esse post pois vejo com frequência nas mídias sociais, fotos e escritos sobre cada um vestir o que está na moda, aquilo que adoraria vestir porque a celebridade tal também está usando e por ai vai. 

   A gente precisa entender que a moda é uma ferramenta que faz com que muitas pessoas consumam muito, peças que só estarão vigentes, que serão atuais somente em um pequeno período de tempo. Essa constante troca e mudança de comportamento, tendências e modismos é justamente para você consumir sempre coisas novas. Em um ano o bico redondo está na moda, então só se usa isso. Na estação seguinte é a vez do bico fino, então só se usa bico fino e depois a gente vê o ciclo se repetindo vezes e mais vezes. 

   Não estou fazendo uma grande crítica a moda, muito pelo contrário. Meu convite é que você interfira em tudo isso. A moda está ai presente nos nossos dias para nos servir, para nos fazer melhor, agregar o nosso estilo pessoal. Mas para que ela faça isso, precisamos interferir diretamente em tudo o que vemos em cada estação ditado como tendência. 

Antes de comprarmos ou adquirirmos qualquer peça, seja roupa ou acessório, precisamos avaliar 3 pontos que trabalham em nosso favor:

  1. Favorece o meu tipo físico?
  2. Revela quem eu sou como pessoa? o que acredito? meus valores?
  3. Essa roupa revela uma imagem digna e agradável para quem me vê?
   Você pode estar questionando esses três pontos, mas a verdade é que temos um tipo de corpo diferente de cada um. Não dá para aderir uma moda se ela não te favorece! Se não melhora a sua imagem então essa moda não é para você. A gente precisa aprender a se sentir bem e feliz com o copro que tem. Isso não significa que você não pode (Aliás a gente deve!) melhorar mas precisamos nos alegrar com o que temos hoje! 
Primeiro temos que conhecer o nosso corpo para vesti-lo bem. Conhecer o corpo é ficar de bem com o espelho pro resto da vida! Saber suas imperfeições, qualidades, pontos fracos e fortes, e trabalhar em cima deles, disfarçando e evidenciando! Segundo, a roupa revela quem somos por dentro através da nossa aparência. Se você só parecer a vitrine da marca tal ou o editorial da revista "X", você não transmite identidade, personalidade, quem você realmente é! E em terceiro lugar, não temos que nos vestir para agradarmos aos outros, porém, precisamos saber que a nossa imagem comunica o tempo todo quem somos (ou quem aparentamos ser) e somos lidos através dela, então precisamos entender a seriedade disso e transmitir a mensagem certa. Principalmente em um ambiente profissional onde você está "vestindo" a camisa da empresa. 


 


   Criar composições tendenciosas, vestir roupas porque estão na moda sem se importar se ela te favorece ou não, é um problema na autoestima que abaixa ainda mais a nossa autoestima! E para a gente se ler de verdade e se aceitar a gente precisa se autoavaliar constantemente, parar de se basear nas revistas e blogueiras que vivem de beleza e começar a viver no mundo real onde a maioria das mulheres tem as mesmas dificuldades, preocupações e limitações. 

   É possível usar saia mullet, ankle boots, calça florida, ombreiras mas se essas tendências agregarem na sua imagem pessoal, se não, passe adiante, use o que te faz bem, que melhora a sua imagem, que te deixa linda de verdade!

 Saia mullet no comprimento certo, favorecendo o tipo de corpo de cada uma:
Na primeira foto a mulher é bem magra e a estampa da saia aumenta a parte inferior e o volume da blusa aumenta a parte superior! o cinto afina a cintura e deixa a silhueta bem marcada e proporcional. 
Na segunda foto a mulher coloca uma saia escura com um rodado na vertical, alongando a silhueta e na parte superior uma blusa mais clara com babados chamando a atenção para a parte de cima. 

 Look monocromático branco, tendência forte para esse verão, mas aqui usado de uma forma super elegante e sofisticada valorizando a silhueta da modelo. 
na foto ao lado ela está mesclando duas estampas: floral e listras. As listras que alargam mais o corpo está por dentro e o composê é todo escuro para não aumentar as proporções. 

 Duas tendências fortes também, marinho com preto e o metalizado! Ambos usados de forma a valorizar a silhueta das modelos. 

 Look cheio de cores vibrantes na proporção certa e calça estampada sem ser justa demais. Valoriza a cintura e deixa as pernas com um corte mais reto. 

Saias com cortes diferenciados e estampadas, também tendências fortes da estação. O bacana aqui é o contraste entre as cores, a cintura bem marcada e mesmo com um floral colorido na parte inferior, a parte de cima também chama a tenção pela cor e cobre as partes mais salientes do braço com a camisa de manga. 

Não é muito difícil ficar bonita e se sentir ainda mais linda, é só querer usar aquilo que favorece você e não o que fica bem nos outros. Teste no provador da loja, em casa no seu closet, exercitar é conhecer e esse conhecimento gera crescimento e maturidade. Só assim a gente aprende na prática o que funciona bem no nosso corpo!

Passe adiante.

Lilia Damiani

Nenhum comentário:

Postar um comentário