segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Como organizar o guarda-roupa - Otimizando muita energia e tempo!

Você tem dificuldades de combinar suas peças de roupa quando as procura no seu guarda-roupa pela manhã? Isso tem muito há ver com a forma que o seu guarda-roupa está organizado, se está organizado não é mesmo?

Esse post é para orientar a facilitar a vida logo pela manhã, otimizar o seu tempo e energia para não sair de casa sempre atrasada e com aquela sensação chata de que você não vestiu a roupa certa, levando o mau humor pro resto do dia.

Quem já pesquisou para comprar aqueles organizadores lindos de closet, sabe que não são itens baratos, mas hoje você pode encontrar caixas organizadoras, divisórias de gavetas e outros itens com essa proposta por um custo bem menor e deixar o visual do seu armário sempre clean.


Em primeiro lugar você precisa conhecer bem o espaço que tem disponível. A partir daí você vai separar as roupas que precisam ficar em cabides e roupas que podem ser dobradas em gavetas. Nessa primeira etapa você já avalia aquilo que realmente usa e aquilo que pode ir para doação. Separe também as peças de estação como casacões, cachecóis e blusas de lã que podem ser guardados separados para não roubar o espaço. As roupas de cabides podem ser separadas por grupos de peças: Blusas, camisas, casaquinhos, blazers, saias e calças e em cada grupo por cores.

É bacana uniformizar os cabides. Se você tem cabides bem velhos precisando ser trocados, aproveite a dica e invista em cabides transparentes ou brancos, o importante é que sejam todos da mesma cor. Não sobrecarregue o cabide com muitas peças, coloque uma blusa por cabide e no máximo duas calças dobradas em cada cabide. Assim você facilita a visualização das peças e não dá tanto trabalho para guardar depois.

As roupas que podem ser colocadas em cabides: Calças (dobradas pelo vinco), Saias (penduradas pela parte superior), Camisas, camisetas, blazers e casacos.
Roupas que não podem ficar penduradas em cabides: Blusas de lã ou linha (pois deforma o caimento da peça), peças com tecidos moles (também ficam deformadas) e blusas longas e com tecidos pesados que podem alongar a peça, deformando o tamanho e shape original.

As roupas que podem ser guardadas em gavetas precisam ser separadas por pilhas conforme a proposta de uso. Separe camisetas neutras das coloridas, peças de mangas longas e curtas, blusas de sair e de trabalhar, casacos e poulovers, roupas de ginástica e de casa. 

Vale separar uma única gaveta para calcinhas ou cuecas, sutiãs e meias. Se você não tiver muito espaço disponível, pode fazer como eu fiz: compre divisórias para as calcinhas e sutiãs, cestas para as meias que podem ser organizadas por pares, separando as finas das meias de tênis e caixas para os cintos e lenços. Os lenços também podem ser organizados em cabides com argolas, dessa forma eles estarão sempre prontos para o uso, sem amassar.


 

Organizadores para calcinhas e sutiãs:


Os acessórios podem ficar pendurados em quadros de telas ou de cortiça como também organizados dentro de gavetas. Vai depender do seu espaço e da quantidade de acessórios que possui.

  


Os sapatos e bolsas também podem ser guardados em caixas organizadoras ou em prateleiras do armário. O importante é guardá-los sempre limpos e fora das caixas. Uma opção bacana que otimiza o espaço, é guardá-los em sacos de TNT ou de tecidos.

 


As roupas de estação como casacos de lã e cachecóis podem ser guardados dentro de sacos para não soltar pelos, não danificar as peças e não ficarem com cheiro. 



A maquiagem pode ser organizada no banheiro em cestos ou divisórias com ganchos em barra na parede, otimizando bastante o espaço se você não tiver um tampo de pia extenso. Caixas de acrílico também são um boa opção para quem já possui um pouco mais de espaço para deixar tudo bem a vista e e fácil acesso. 



Organizando as peças em gavetas e cabides, fazendo uma limpa no armário daquilo que não se usa mais, organizar os acessórios por itens e por unidade, com certeza farão uma grande diferença na hora de você se vestir. Tudo estará mais visível, de fácil acesso e organizado. Com certeza você terá um outro ânimo na hora de abrir o seu armário e ver que ficou bem mais fácil se inspirar, criar looks e fazer isso com mais disposição e em menos tempo! 

Espero ter ajudado e encorajado você a melhorar a qualidade do seu tempo todos os dias na hora de se vestir. Lembre-se: A nossa imagem comunica algo o tempo todo, o importante é então revelar com clareza quem realmente somos!

Passe adiante!

Lillia Damiani

Nenhum comentário:

Postar um comentário