A imagem pessoal tem se tornado cada vez
mais importante no mundo corporativo e nas relações sociais. Você sabe por quê?
Estudos indicam que 55%
da primeira impressão que as pessoas têm a nosso respeito são baseada na nossa
aparência e atitudes, 38% relativo ao nosso tom de voz e somente 7% a respeito
do que falamos. Isso comprova que somos, por essência, pessoas
visuais. Nós nos comunicamos muito mais com a nossa imagem, ações e
comportamentos do que através da nossa fala.
Não para por ai, estudos
também indicam que nos
primeiros 10 segundos em um contato com alguém, essa pessoa te julgará quanto a
sua classe social, personalidade, se você é bem sucedido financeiramente como
também na sua vida social e profissional. Essa leitura gera conseqüências
positivas ou negativas. Se você
está transmitindo a imagem correta através da sua vestimenta e comportamentos, a leitura
da imagem será positiva e a relação que está sendo iniciada com uma determinada
pessoa, tende a se estender e progredir. Caso contrário, se negativa, a conseqüência
pode lhe fechar algumas portas de relacionamentos, empregos e em muitos casos
você nem fica sabendo o motivo daquilo não ter dado certo.
O Dress Code (código do vestir) existente no
"manual" de regras e condutas de cada empresa tem como objetivo, deixar claro que tipo de
vestimenta o funcionário deve usar diariamente no seu ambiente de trabalho.
O Dress Code pode ser da vestimenta profissional mais formal até a mais casual. Há
empresas como bancos e escritórios de advocacia, que são bem exigentes quanto à
imagem de seus funcionários, pois o próprio ambiente e funções do trabalho
exigem formalidade, credibilidade, elegância e discrição, e essas
características podem ser transmitidas ou anuladas através da vestimenta do
funcionário.
Em minha descrição pessoal,
sempre denomino os códigos de vestir, seja formal ou casual, de forma
profissional. Você não pode se esquecer que está indo trabalhar e
não fazer uma atividade pessoal social.
Roupas de trabalho precisam transmitir profissionalismo, independente do nível
de formalidade da empresa.
Para você se vestir de
maneira apropriada para o seu ambiente de trabalho, é
necessário que conheça qual é o Dress Code da empresa onde trabalha.
Se você trabalha em uma empresa que não faz grandes exigências quanto à
vestimenta e ao mesmo tempo não possui um uniforme, provavelmente o Dress Code
dessa empresa será um profissional casual.
E o que
seria um casual profissional? Você não precisa se vestir com terninhos,
calça e camisa social, mas também não deve, de forma alguma, usar um tênis e
uma calça com detalhes rasgados ou camisetas com dizeres
"engraçados".
O casual profissional
inclui roupas como camisas, blazers, pullovers, calça de sarja, calças de
tecidos variados (mas com modelagem simplificada) e até jeans se for com corte
de alfaiataria e lavagem escura. Os sapatos podem ser de salto médio, ou até
mesmo sapatilhas que harmonizam com a vestimenta. O tênis,
"crocs" ou até sandálias (chinelos) não são bem vindos, nunca! O fator "casual" do conjunto de
roupas pode ser transmitido através das cores, não havendo a necessidade e
obrigação de usar tons sóbrios e sérios.
Mesmo existindo essa diferenciação no código do vestir, entre formal e casual, existem roupas e detalhes que não se usam, de forma alguma, em nenhum ambiente de trabalho. Como por exemplo:
Roupas justas;Roupas Curtas;Roupas transparentes;Roupas decotadas;Roupas rasgadas;Chinelos / Tênis / Crocs e sapatos rasgados ou furados;Camisetas de times ou de sua banda preferida;
O importante é se informar e fazer uma constante auto-avaliação na frente do espelho. Menos é mais! Lembre-se que as pessoas ao seu redor farão leituras e interpretações a seu respeito de acordo com a sua vestimenta, comportamentos e ações.
Pense, transforme, provoque mudanças e passe adiante!
Lilia Damiani
Roupas justas;Roupas Curtas;Roupas transparentes;Roupas decotadas;Roupas rasgadas;Chinelos / Tênis / Crocs e sapatos rasgados ou furados;Camisetas de times ou de sua banda preferida;
O importante é se informar e fazer uma constante auto-avaliação na frente do espelho. Menos é mais! Lembre-se que as pessoas ao seu redor farão leituras e interpretações a seu respeito de acordo com a sua vestimenta, comportamentos e ações.
Pense, transforme, provoque mudanças e passe adiante!
Lilia Damiani
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