quarta-feira, 3 de julho de 2013

Como se vestir no ambiente de trabalho???

   A imagem pessoal tem se tornado cada vez mais importante no mundo corporativo e nas relações sociais. Você sabe por quê?

   Estudos indicam que 55% da primeira impressão que as pessoas têm a nosso respeito são baseada na nossa aparência e atitudes, 38% relativo ao nosso tom de voz e somente 7% a respeito do que falamos. Isso comprova que somos, por essência, pessoas visuais. Nós nos comunicamos muito mais com a nossa imagem, ações e comportamentos do que através da nossa fala. 

   Não para por ai, estudos também indicam que nos primeiros 10 segundos em um contato com alguém, essa pessoa te julgará quanto a sua classe social, personalidade, se você é bem sucedido financeiramente como também na sua vida social e profissional. Essa leitura gera conseqüências positivas ou negativas. Se você está transmitindo a imagem correta através da sua vestimenta e comportamentos, a leitura da imagem será positiva e a relação que está sendo iniciada com uma determinada pessoa, tende a se estender e progredir. Caso contrário, se negativa, a conseqüência pode lhe fechar algumas portas de relacionamentos, empregos e em muitos casos você nem fica sabendo o motivo daquilo não ter dado certo.

   O Dress Code (código do vestir) existente no "manual" de regras e condutas de cada empresa tem como objetivo, deixar claro que tipo de vestimenta o funcionário deve usar diariamente no seu ambiente de trabalho. O Dress Code pode ser da vestimenta profissional mais formal até a mais casual. Há empresas como bancos e escritórios de advocacia, que são bem exigentes quanto à imagem de seus funcionários, pois o próprio ambiente e funções do trabalho exigem formalidade, credibilidade, elegância e discrição, e essas características podem ser transmitidas ou anuladas através da vestimenta do funcionário. 

   Em minha descrição pessoal, sempre denomino os códigos de vestir, seja formal ou casual, de forma profissional. Você não pode se esquecer que está indo trabalhar e não fazer uma atividade pessoal social. Roupas de trabalho precisam transmitir profissionalismo, independente do nível de formalidade da empresa.

   Para você se vestir de maneira apropriada para o seu ambiente de trabalho, é necessário que conheça qual é o Dress Code da empresa onde trabalha. Se você trabalha em uma empresa que não faz grandes exigências quanto à vestimenta e ao mesmo tempo não possui um uniforme, provavelmente o Dress Code dessa empresa será um profissional casual. 

   E o que seria um casual profissional? Você não precisa se vestir com terninhos, calça e camisa social, mas também não deve, de forma alguma, usar um tênis e uma calça com detalhes rasgados ou camisetas com dizeres "engraçados". 

   O casual profissional inclui roupas como camisas, blazers, pullovers, calça de sarja, calças de tecidos variados (mas com modelagem simplificada) e até jeans se for com corte de alfaiataria e lavagem escura. Os sapatos podem ser de salto médio, ou até mesmo sapatilhas que harmonizam com a vestimenta. O tênis, "crocs" ou até sandálias (chinelos) não são bem vindos, nunca! O fator "casual" do conjunto de roupas pode ser transmitido através das cores, não havendo a necessidade e obrigação de usar tons sóbrios e sérios.  


 

   
   Já no ambiente de trabalho com exigência de roupas formais, é necessário sim o uso de terninhos, conjuntos, calças e camisas de alfaiataria de cores sóbrias e neutras, além de sapatos discretos e com salto nem tão baixos e nem tão alto. O código de vestir formal tem como base a discrição e sobriedade na composição das roupas. O que não se aplica aqui de forma alguma são roupas muito coloridas, jeans, roupas transparentes, inclusive no Casual Day, que geralmente é na sexta-feira, onde os funcionários podem usar roupas mais casuais. 

  




   Mesmo existindo essa diferenciação no código do vestir, entre formal e casual, existem roupas e detalhes que não se usam, de forma alguma, em nenhum ambiente de trabalho. Como por exemplo:
Roupas justas;Roupas Curtas;Roupas transparentes;Roupas decotadas;Roupas rasgadas;Chinelos / Tênis / Crocs e sapatos rasgados ou furados;Camisetas de times ou de sua banda preferida; 
O importante é se informar e fazer uma constante auto-avaliação na frente do espelho. Menos é mais! Lembre-se que as pessoas ao seu redor farão leituras e interpretações a seu respeito de acordo com a sua vestimenta, comportamentos e ações.

Pense, transforme, provoque mudanças e passe adiante!

Lilia Damiani







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