quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Fazendo a limpa no guarda-roupa e na consciência!

Vi recentemente um programa super interessante que passa no GNT que se chama Viciados em Compras, que mostra a realidade de pessoas que compram compulsivamente e acabam perdendo o controle e se endividando muito por isso.


Você pode pensar assim: Que absurdo! Quem é assim? isso nunca aconteceria comigo....ou ....Eu nunca faria isso! Na verdade, pessoas com esse problema, desenvolveram ao longo dos anos, uma dependência em consumir e um histórico com decorrência familiar em gastar muito mais do que se tem. Pessoas que nunca souberam tratar o dinheiro com o devido respeito. 

O Assunto é extremamente importante e vale a reflexão. Consumir deve ser um ato de necessidade e não de impulsividade. Tudo bem a gente comprar uma coisinha para nos mimar de vez em quando, mas até o mimo deve entrar no orçamento. Aliás, esse é o primeiro passo para ter controle financeiro da vida, fazer um orçamento!

Orçamento? O que é isso? Você já ouviu falar em planilha? Deve estar achando algo extremamente chato, se dando mil desculpas dizendo que não sabe mexer no excel e que isso tudo é muito complicado. Na verdade é tudo muito simples. E para simplificar ainda mais, vamos dar o exemplo do caderninho escrito a mão com lápis. 

Faça uma lista das suas contas, despesas fixas. Despesa fixa não é comprar um jeans todo mês! Despesa fixa é aquilo que você precisa para viver. Aluguel, luz, água, gás, mercado, condomínio (se tiver), transporte, essas coisas. Depois faça uma lista das despesas variáveis. Variável é tudo aquilo que você não precisa para viver, mas que você consome em função de conforto ou vontade. Por exemplo, celular, tv a cabo, prestação do carro, jantar fora, compras, viagens....entendeu?

Coloque o seu salário líquido no topo da lista, subtraia o valor das despesas fixas e veja quanto sobra. O que sobrar, determine um valor ou percentual para economia (emergências futuras, viagem, casamento, casa própria....ou simplesmente poupança!). Depois determine o quanto está disposta a gastar com as despesas variáveis. Você pode ter tv a cabo, mas não precisa ter o melhor pacote, afinal de contas a gente tem pouquíssimo tempo pra ver tv, não é mesmo? e assim vai seguindo o mesmo critério para tudo. 

Na hora de comprar algo para você ou para casa, é importantíssimo ter em mente o quanto se pode gastar e o que já tem em casa. Eu sempre ensino para as minhas clientes: Não entre em lojas para provar e se apaixonar por algumas peças se você não pode levá-las para casa! Não compre dívidas, compre se você pode pagar à vista e não a prazo!

Se a gente pode gastar, então ok consumir dentro do valor que o bolso permite. Se a gente não pode gastar, nem entre nas lojas para não passar vontade. Procure outros passeios e atividades além de shopping!


Outra coisa muito importante é aprender a reciclar o guarda-roupa! Roupas que você não usou durante seis meses, um ano, precisam ir embora e abrir espaço para coisas que você realmente vai usar. Mais roupas não significa mais looks e mais visual bacana! É melhor ter menos roupas mas que você as use, do que ter 100 peças e usar só 20! Assim fica mais fácil identificar aquilo que está faltando e aquilo que precisa ser comprado, mas sem excessos e descontroles. 

Não vale a pena se endividar, gastar o que não tem só para aparentar algo....é muito mais bacana SER do que TER. Mais construtivo e revelador, SER do que PARECER!

O assunto é para refletir! Reflexão pode gerar mudança e transformação. E toda transformação deve ser para o seu bem e para o seu melhor! 

Pense nisso.

Passe adiante.

Lilia Damiani

Nenhum comentário:

Postar um comentário